Return to site

O que pode significar Barulho no Ouvido e como é o tratamento

O zumbido no ouvido, mais famoso como tinnitus, é uma percepção auditiva incômoda que pode nascer na forma de apitos,chiados, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que podem ser leves, ouvidos somente durante o silêncio, ou serem intensos de tal ponto de incomodar durante todo o dia.

Podende afetar cerca de 15% de homens e mulheres ao longo da vida, tornando-se mais frequente com o decorrer do tempo, sendo comum em pessoas com mais idade, e é provocada, sobretudo, por lesões na parte interior do ouvido, devido a situações como música alta, golpes na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O chiado no ouvido pode ter tratamento, isso dependerá da sua origem. Entretanto, não há uma receita concreta para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento que envolve o uso de aparelhos sonoros, terapias de som, progressos no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que provoca Chiado no ouvido?

As principais causas que favorizam surgimento de apito no ouvido são vinculadas à perda da audição, tanto pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, do mesmo jeito que por situações que mudam a condução do som, podendo ser causados por:

Exposição a ruídos por demais altos;

Escutar música demasiadamente alta constantemente, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras razões podem incluir:

Uso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Inflamações no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes casos é comum haver tontura.

Distúrbios no metabolismo, como mudança da glicemia, colesterol ou pressão alta;

Distúrbios hormonais, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além disto, o barulho no ouvido também pode ser ocasionado por modificações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que englobam quadros.

Como ter certeza

Para conhecer a origem do chiado no ouvido, o médico especialista irá avaliar os sintomas existentes, como o tipo de zumbido, condições que aparece, o tempo de duração e os sintomas relacionadso, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico especialista fará a observação interna dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, poderá ser necessário fazer exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de forma segura alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Saiba mais sobre: zumbido no ouvido

Como é feito o tratamento

Para cuidar do zumbido no ouvido é necessário saber a causa do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a eliminação de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para tratar a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido.

No entanto, em vários casos, o tratamento é demorado e mais complicado, sendo necessário que haja de um conjunto de terapias que poderão ajudar a aliviar os sintomas ou a eliminar a percepção do barulho.

Certas alternativas contém:

Utilizar aparelhos de ouvido para recuperar a perda de audição. Saiba quando é necessário usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos através de aparelhos específicos, que ajudam a diminuir a percepção do apito;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Utilização de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea do ouvido diminuindo o chiado;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo cafeína, álcool, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podendo ser úteis para diminuir a sensação de chiado.

Compreenda sobre: zumbido no ouvido