Return to site

O que pode significar Chiado no Ouvido e como curar

O incomodo no ouvido, muito conhecido por tinnitus, é uma percepção auditiva incômoda que pode nascer na forma de chiados, apitos, cigarra, estalos ou cliques, barulhos que podem ser leves, ouvidos tão só durante a quietude, ou serem intensos de tal ponto de insistir durante o dia todo.

Ele pode afetar por volta de quinze% de mulheres e homens ao longo da vida, tornando-se mais constante com o passar do tempo, sendo mais frequente em pessoas com mais idade, e é causada, sobretudo, por lesões na parte interior do ouvido, justamente devido a situações como sons altos, golpes na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O zumbido no ouvido pode ter tratamento, isso dependerá da sua causa. Entretanto, não existe uma receita concreta para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento que envolve o uso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhoras no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que provoca zumbido no ouvido?

As principais circunstâncias que favorizam aparecimento de barulho no ouvido são vinculadas à ausência da audição, tal pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, assim como por situações que transmutam a condução do som, podendo ser provocados por:

Exposição a ruídos por demais altos;

Ouvir música demasiadamente alta sempre, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras causas podem ser:

Uso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Inflamações no ouvido, como na labirintite, e nestes casos é comum aparecer tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Distúrbios hormonais, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além disso, o chiado no ouvido também pode ser provocado por modificações nas estruturas em volta dos ouvidos, que englobam situações.

Como posso confirmar

Para identificar a origem do zumbido no ouvido, o especialista irá verificar os sintomas existentes, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo que dura e os sintomas relacionadso, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico deverá fazer a observação interna dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, pode ser importante fazer exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde poderá se identificar de maneira mais precisa alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Compreenda sobre: zumbido no ouvido

Como funciona o tratamento

Para tratar o apito no ouvido é imprescindível conhecer a causa do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a remoção de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para tratar a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido.

No entanto, em alguns casos, o tratamento é lento e um pouco complicado, sendo necessário que haja de um conjunto de terapias que poderão contribuir a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do aoito.

Certas opções incluem:

Usar aparelhos de ouvido para recuperar a diminuição de audição. Entenda quando é essencial usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos com a ajuda de aparelhos específicos, que contribuem a diminuir a percepção do chiado;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Utilização de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido diminuindo o zumbido;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo cafeína, álcool, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podendo ser úteis para amenizar a sensação de barulho.

Leia sobre: zumbido no ouvido